quinta-feira, 27 de maio de 2010

ATPS – ROMANTISMO.


FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
PROFº. GUILHERME

Ana Lúcia Pinheiro
Márcio Guimarães
Merlly Stahl

PASSO 1

A partir da leitura da História da Literatura Portuguesa, de Antonio José Saraiva, um dos livros de nossa bibliografia, comente o papel fundamental do romance Viagens na Minha Terra (1846), de Almeida Garrett (1799-1854), no cenário do romantismo português.

A prosa Viagens na Minha Terra mistura o estilo digressivo da viagem real e o novelesco, é considerada um marco na carreira literária de Almeida Garrett, na mesma linha de Viagem à Roda de Meu Quarto de Xavier de Maistre a narrativa é composta de duas partes. O autor ao mesmo tempo narrador mescla outras obras literárias de: Camões, Napoleão e até mesmo Shakespeare com isso sua narrativa fica rica em questão textual.
A obra analisa a situação política e social do país e pela simbologia que Frei Dinis e Carlos representa: no primeiro é visível o que ainda restava de positivo e negativo do Portugal velho, absolutista; o segundo representa, até certo ponto, o espírito renovador e liberal.
Na segunda parte a narrativa é composta por uma história amorosa e ao mesmo tempo trágica envolvendo as personagens Joaninha, Carlos, Georgina, Frei Dinis e Francisca. A história passa-se em 1830 a 1834, durante as lutas entre liberais e miguelistas. Os conflitos que envolvem essas personagens têm causa ainda num passado mais distante que trata da vida do personagem Frei Dinis, quando antes de se tornar religioso era um nobre e que em circunstâncias dramáticas resolvera esconder a paternidade de Carlos.

PASSO 2
Não são poucos os críticos a sublinhar a tensão entre características românticas e clássicas na obra Almeida Garrett. Nos capítulo 05 e 06 de Viagens na Minha Terra, encontre e comente elementos que justifiquem tal opinião da crítica.
a. Cap. V: Chegada à vila de Pinhal do Azambuja. Descrição do lugar. Cita Benjamim Antier, Vitor Hugo, El Cid. Segue o narrador para Cartaxo.
b. Cap. VI: Cita Homero e Camões e da necessidade de se misturar o maravilhoso mitológico ao Cristianismo. Fala o narrador da Divina Comédia. Chegada a Cartaxo.

O livro Viagens na Minha Terra, publicado em 1846, é o ponto de iniciação da moderna prosa literária portuguesa: pela mistura de estilos e de gêneros, pelo cruzamento de uma linguagem ora clássica ora popular, ora jornalística ora dramática, ressaltando a vivacidade de expressões e imagens, pelo tom oralizante do narrador, Garrett libertou o discurso da pesada tradição clássica, antecipando o melhor que a este nível havia de realizar.
Vários elementos indicam presença de mitos na obra: o descontentamento da personagem com o mundo que o cerca, sua luta contra o monsto da Guerra, a sequência mítica Nascimento/Morte/Ressureição, a presença do ser amado que torna-se intermedito e morre fisicamente (Joaninha) ou simbolicamente (Georgina). A rebeldia e a submissão do heroi poderiam também ser relacionado com conflitos de seu criador que, abraçou o liberalismo e o romantismo, deixando em sua obra, a marca das confeccções que formaram inicialmente.
A contradição interna das personagens de Viagens na Minha Terra levaria a percepção de que o texto de Gerrett teria as marcas de uma posição romântica que se recusaria a seguir modelos clássicos preestabelecidos.

PASSO 3
Uma das caracteríscas do período romântico é a retomada de temas medievais. A novela de cavalaria do século XII, Tristão e Isolda, aboradada na etapa Nº 2, é recuperada, direta ou indiretamente, ao longo da história da lietratura. O chamado amor romântico, caracteristico dos romances do século XIX, encontra suas origens no amor paixão do período medieval, aquele que se contapõe ao amor cortês. Considerando a leitura do romance Amor de Perdição (1862), de Camilo Castelo Branco (1825-1890), faça uma análise comparativa sobre a relação amorosa estabelecida entre as personagens Teresa Albuquerque e Simão Betelho e entre Tristão e Isolda.

A comparação das obras não é apenas óbvia, em razão da coincidência da temática, mas também legitima, se levarmos em conta as semelhanças existentes entre os dois textos. Assinalamos, em especial, a abordagem do impedimento da realização amorosa e o ponto de vista dos narradores que parecem ver a proibição decorrente de fatores sociais e familiares como uma atitude geradora da perdição, isto é, da desgraça e da infelicidade.

Fontes de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Viagens_na_Minha_Terra
http://www.jayrus.art.br/Apostilas/LiteraturaPortuguesa/Romantismo/Almeida_Garrett_Viagens_na_Minha_Terra_analise_resumo.htm
http://www.ich.pucminas.br/posletras/pdf/Garrett%20revisado.pdf
http://www.dialogarts.uerj.br/arquivos/O.Amor.Nadia.pdf
Eunice T. Piazza Gai.

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